Minha vó já dizia...



Quem brinca com fogo faz xixi na cama; eu não sei a vó de vocês, mas a minha dizia isso sempre que era época de São João, e os netos(as) dela insistiam em brincar próximos a fogueira. Mas creio eu, que esse dito de minha vó, também serve para outras cositas, tem vários sentidos e pode ser substituído por outros ditados populares, como "cautela nunca é demais"; "é melhor não cutucar a onça com vara curta" e claro um quase sinônimo: "quem brinca com fogo é para se queimar".
No  final das contas o que tudo isso quer dizer (inclusive minha vó) é que se você se propõe a fazer algo, tem que arcar com as consequências do mesmo, sejam elas boas ou más. Cada ato nosso gera um resultado (que por muitas vezes não atingem só a nós mesmos, mas estende-se para terceiros) positivos ou negativos, e a soma desses atos/resultados levará a uma atitude firme ou titubeante.
Então cabe somente a nós adquirirmos a consciência, vulgo cautela, de pensar um pouquinho mais antes de ir fazendo merda por aí. A caminhada é longa, eu sei, e as vezes requer mudanças bruscas na nossa vida; mas sem consciência e respeito próprio e direcionados para os outros, não há o que mudar. Como diria minha vó, passarinho que  come pedra sabe o cú que tem, ninguém deve fazer algo pensando somente no próprio umbigo. Pensar no benefícios para todos os envolvidos, esse sim é o melhor caminho (é... vovó era muito sábia).
 

©Copyright 2011 Dαηηy(-sє) | TNB