Cada volta é um retrocesso...




Certo poeta disse que cada volta é um recomeço. Errado: é um retrocesso. Obviamente, dentro de sua licença poética, a frase faz muito sentido e é muito bonita, mas não para um ser evolutivo. Não para alguém que quer manter sua visão progressista e passos idem.Calma, explico: Muitas pessoas querem viver de passado, no passado ou do passado. Uma coisa é lembrar de coisas boas que ocorreram, outra coisa é querer revivê-las. Se quiser revivê-las, deve-se lembrar que terá de ser diferente. Ou seja, se olhar para trás e achar que poderia voltar com tal pessoa, por exemplo, pergunte-se antes de mais nada: “Por que então não estou com ela?”. Ou você ou ela, ou ambos, tiveram motivos justos para hoje não estarem juntos. E se quiser voltar, ou você ou ela, ou ambos, terão de mudar muita coisa. Se achar, porém, que “basta voltar” que as coisas vão se acertando, cometerá um grande retrocesso. Neste caso, você está apenas dando uma volta, querendo novamente viver em círculo. E isso se chama retrocesso.
Quer recomeçar? Então mude primeiro, adapte-se primeiro, corrija primeiro para então realizar essa nova empreitada. Aí sim, não estará andando em círculo somente, mas em trajeto elíptico e, quiçá, ascendente.
Recomeçar exige uma “alta auto-crítica”. Exige uma análise detalhada e aprofundada de todo o cenário. Faz-se premente o desejo de querer fazer diferente, melhor. E, igualmente, certificar-se de que tudo ou todos os envolvidos também estejam com essa mesma disposição.
É certo que você poderá recomeçar. É um direito de todos. Mas cuidado: por trás de tudo isso pode estar escondida uma enorme força negativa te impulsionando para trás e para baixo. O melhor e mais preciso é andar para frente, carregando consigo toda bagagem gerada por tuas experiências passadas e utilizá-la coerentemente em tuas ações presentes e futuras. Não espere que a vida e o tempo façam alguma coisa. O tempo não muda nada. Atitudes geram mudanças.
 

©Copyright 2011 Dαηηy(-sє) | TNB